A Saúde Ocupacional dos Trabalhadores


Medicina do trabalho ou medicina ocupacional é uma especialidade médica que se ocupa da promoção e preservação da saúde do trabalhador. O médico do trabalho avalia a capacidade do candidato a determinado trabalho e realiza reavaliações periódicas de sua saúde.

A saúde ocupacional está relacionada com assistência médica preventiva. A assistência médica prestada pelos órgãos da Previdência Social é a preventiva e curativa.

A Lei nº 24/94 instituiu o Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional (PCSMO), que exige o exame médico pré-admissional, o exame médico periódico, o de retorno ao trabalho (no caso de afastamento superior a 30 dias), o de mudança efetiva de função, antes da transferência, e o exame médico demissional, nos 15 dias que antecedem o desligamento definitivo do funcionário.

O programa de medicina ocupacional envolve; os exames médicos exigidos legalmente, além de executar programas de proteção da saúde dos funcionários, palestras de medicina preventiva, elaboração do mapa de riscos ambientais, relatório anual e arquivos de exames médicos com avaliação clínica e exames complementares, visando à qualidade de vida dos funcionários e maior produtividade da organização.

PROGRAMAS INADEQUADOS
As conseqüências de programas inadequados são perfeitamente mensuráveis:
Aumento de pagamento por indenizações, aumento dos afastamentos por doenças, aumento dos custos de seguros, aumento do absenteísmo e rotatividade do pessoal, baixa produtividade e baixa qualidade, além de pressões sindicais.

PRINCIPAIS PROBLEMAS
Os Principais Problemas de Saúde nas Organizações estão Relacionadas com:
Alcoolismo e dependência química de drogas, medicamentos, fumo etc.
Estresse no trabalho.
Exposição a produtos químicos perigosos, como ácidos, asbesto, etc.
Exposição a condições ambientais frias, quentes, contaminadas, secas, úmidas, barulhentas, pouco iluminadas, etc.
Hábitos alimentares inadequados; obesidade ou perda de peso.
Vida sedentária, sem contatos sociais e sem exercícios físicos.
Auto-medicação sem cuidados médicos adequados.
AIDS: é a síndrome de deficiência imunológica adquirida que ataca o sistema que protege o organismo de doenças.

Medicina do trabalho ou medicina ocupacional é uma especialidade médica que se ocupa da promoção e preservação da saúde do trabalhador. O médico do trabalho avalia a capacidade do candidato a determinado trabalho e realiza reavaliações periódicas de sua saúde dando ênfase aos riscos ocupacionais aos quais este trabalhador fica exposto. Especificamente da saúde do trabalhador, especialmente na prevenção e no tratamento de moléstias ocasionadas pelo próprio trabalho.

No Brasil o Ministério da Saúde e o Ministério do Trabalho e Emprego é o órgão responsável pela segurança do trabalho e a saúde do trabalhador objetos do conceito de saúde ocupacional.

Ao lado desses órgãos existem as normas de segurança, higiene e medicina do trabalho estabelecido pela organização Internacional para Padronização, conhecida mundialmente como ISSO, e a ANVISA e INMETRO que no Brasil atuam na fiscalização dessas regulamentações, que acima de tudo pretendem a proteção do trabalhador nos processos de produção e serviços e também dos usuários dos bens após a produção.

A saúde ocupacional e a segurança do trabalhador são regulamentadas através das chamadas NR, ou seja, Normas Regulamentadora que dispões sobre as medidas preventivas à segurança do trabalhador, e também sobre os EPIs - Equipamentos de Proteção Individual que os mesmos devem utilizar.

Também são solicitados seus laudos quando o trabalhador entra em licença saúde e quando retorna, assim como quando são dispensados do emprego também são obrigados a se submeterem a novos exames a fim de comprovar sua condição física. Esses laudos e documentos ficam arquivados na empresa para serem apresentados a fiscalização do Ministério do trabalho e mesmo da Secretaria de Saúde em alguns casos, e também serve para prevenir a empresa contra alguma ação trabalhista em virtude de danos a saúde no futuro. A saúde ocupacional cuida da saúde do trabalhador com vistas às doenças diretamente ligadas ao ambiente de trabalho, no entanto, além disso, a maioria das empresas oferece plano de saúde aos seus funcionário.

NÃO ESQUEÇA QUE A SAÚDE DA FAMÍLIA É ESSENCIAL PARA O BEM ESTAR EMOCIONAL DOS TRABALHADORES.






0 Comentário(s)  comentario
APS Associados
Assessoria Profissional em Sistemas

Largo Padre Péricles, 145 | 17º andar
Perdizes | CEP 01156-040
São Paulo | SP

+55 (11) 3666-1430
sac@apsbr.com.br

Sistema de Gerenciamento de SSMA em Empreendimentos - Obras

A APS desenvolve sistema de gestão em SSMA para aplicação em projetos de capital. Realiza o gerenciamento de obras, comissionamento, e apoio ao inicio de operação.
Sistemas de gestão em Saúde, Segurança e Meio ambiente

O Sistema de Gestão é elaborado de acordo com os requisitos legais, diretrizes da organização e demanda das partes interessadas. Podem ser incluídos os requisitos de Responsabilidade Social (Norma SA8000), guias do Banco Mundial, requisitos da CVM, Programa de Atuação Responsável da Indústria Química, entre outros.
Higiene Ocupacional

Avaliações ambientais e exposição de pessoas à agentes físicos, químicos, biológicos e ergonômicos. Metodologias para identificação de perigos e riscos à saúde, e identificação de necessidades, além de Gestão de Afastados (reabilitação).
Engenharia de Segurança

Assessoria técnica, jurídica e legal. Identificação e aplicação de práticas para atendimento à requisitos legais. Assessoria em Perícia Técnica. Planejamento e realização de cursos, seminários e workshops.
Engenharia Ambiental

Construção e implantação de Sistema de Gestão Ambiental. Processos para licenciamento ambiental. Identificação de aspectos e impactos ambientais. Avaliação de emissões atmosféricas - VOC - Voláteis Orgânicos. Estudo e avaliação de recursos hídricos. Processo de educação ambiental por meio de treinamentos, seminários e workshops.
Treinamentos

A APS oferece mais de 40 cursos, palestras e workshops nas áreas de Engenharia de Segurança, Medicina do Trabalho, Higiene Ocupacional e Gerenciamento Ambiental, incluindo o atendimento às Normas Regulamentadoras do MTE.
Desenvolvimento de cursos, seminários e workshop sob demanda.
RSS Twitter Facebook Youtube
SAC

© 2014 APS Associados S/C Ltda.